Social Science

   

EVOLUÇÃO Urbana do MUNICÍPIO DE Lajeado: um Estudo Configuracional

Authors: Aline Cristiane Scheibe, Livia Teresinha Salomão Piccinini, Andrea da Costa Braga

A região denominada Vale do Taquari abrange 36 municípios da região central do estado do Rio Grande do Sul, polarizada pelo município de Lajeado e, colonizada por imigrantes de origem alemã, italiana e açoriana. O aparecimento de indústrias e o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços provocaram um crescimento urbano regional significativo nos últimos 40 anos. Em 1970, 74,27% da população vivia no meio rural e, passadas quatro décadas, o quadro praticamente se inverteu: hoje 73,84% vive na zona urbana (IBGE, 2010). Tendo em vista tal crescimento urbano, o presente trabalho analisa o processo de evolução urbana do território do município de Lajeado através do levantamento de dados históricos e configuracionais do núcleo urbano de 1898 (ano de fundação) até os dias atuais. Trabalha-se com a hipótese de que a inserção da rodovia BR 386 alterou os padrões espaciais através dos quais se efetiva a expansão urbana modificando a estrutura de integração da configuração espacial. O enfoque adotado é o da análise configuracional, onde a estrutura da malha urbana é analisada em termos de acessibilidade e centralidade, a partir das medidas sintáticas de integração local e global e, ainda, a medida de escolha (choice).O estudo tem como objetivo principal mostrar a evolução da malha urbana ao longo do crescimento da cidade, analisando a inserção da rodovia e sua influência na rede urbana.

Comments: 21 Pages.

Download: PDF

Submission history

[v1] 2015-10-17 10:30:06

Unique-IP document downloads: 62 times

Vixra.org is a pre-print repository rather than a journal. Articles hosted may not yet have been verified by peer-review and should be treated as preliminary. In particular, anything that appears to include financial or legal advice or proposed medical treatments should be treated with due caution. Vixra.org will not be responsible for any consequences of actions that result from any form of use of any documents on this website.

Add your own feedback and questions here:
You are equally welcome to be positive or negative about any paper but please be polite. If you are being critical you must mention at least one specific error, otherwise your comment will be deleted as unhelpful.

comments powered by Disqus