Social Science

   

SEGREGAÇÃO Socioespacial na REGIÃO Metropolitana DE Belo Horizonte: O Estigma de Ribeirão Das Neves/mg

Authors: Osmar Henrique Ribeiro da Silva, Ítalo Itamar Caixeiro Stephan

O crescimento urbano de Belo Horizonte é um processo de expansão populacional e territorial para além dos limites do município. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de segregação socioespacial que se expressa na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e investigar o processo de expansão periférica em direção ao Município de Ribeirão das Neves. A análise do processo tem como referência a formação do município de Neves baseada na implantação das penitenciárias e dos loteamentos populares, exemplificando a lógica da estruturação centro-periferia. Para a pesquisa foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre o tema em artigos, revistas e demais dados do IBGE e da Fundação João Pinheiro. Através da pesquisa teórica foi observado um crescimento rápido e expressivo da malha urbana da RMBH, evidenciando um fenômeno de desigualdade socioespacial nesse espaço intrametropolitano. Constatou-se que a segregação socioespacial representa uma das dimensões mais expressivas desse fenômeno, encontrando principalmente nos municípios periféricos metropolitanos sua máxima, no caso em questão Ribeirão das Neves. Nesse município observou-se a implantação de loteamentos irregulares, juntamente com a implantação de unidades prisionais, favorecendo um cenário atual de um baixo grau de desenvolvimento destinado à população de baixa renda e de uma paisagem homogênea onde é notável a ausência de infraestrutura adequada.

Comments: 17 Pages.

Download: PDF

Submission history

[v1] 2015-10-17 11:06:50

Unique-IP document downloads: 33 times

Vixra.org is a pre-print repository rather than a journal. Articles hosted may not yet have been verified by peer-review and should be treated as preliminary. In particular, anything that appears to include financial or legal advice or proposed medical treatments should be treated with due caution. Vixra.org will not be responsible for any consequences of actions that result from any form of use of any documents on this website.

Add your own feedback and questions here:
You are equally welcome to be positive or negative about any paper but please be polite. If you are being critical you must mention at least one specific error, otherwise your comment will be deleted as unhelpful.

comments powered by Disqus