Social Science

   

A CONTRIBUIÇÃO da Academia Para Mobilidade Urbana SUSTENTÁVEL Por Meio do Programa DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da Ufpr – Ciclovida

Authors: Silvana Nakamori, José Carlos Assunção Belotto, Moisés Francisco Farah Junior, Antônio Gonçalves Oliveira

Congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição são alguns problemas resultantes de uma cultura de mobilidade que prioriza o transporte individual por meio do automóvel e o resultado dessa prioridade é a deteriorização da qualidade de vida urbana. A fim de tentar reverter esse panorama surge na UFPR o Programa de Extensão Universitária Ciclovida, acreditando que a Academia tem a obrigação de estar na vanguarda das transformações que a sociedade necessita, pois através da pesquisa, ensino e extensão visa-se à formação de uma cultura de mobilidade urbana saudável e sustentável, pelo do uso da bicicleta como um dos meios de transporte. O objetivo deste artigo é demonstrar as contribuições da academia para a mobilidade urbana sustentável focando no Programa Ciclovida e a metodologia utilizada foi à pesquisa documental, sendo também uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Dentre os resultados está à descrição do Programa e o Desafio Intermodal (anos de 2007 a 2013), demonstrando que a Academia pode sim contribuir com a mobilidade urbana.

Comments: 19 Pages.

Download: PDF

Submission history

[v1] 2015-10-17 11:09:20

Unique-IP document downloads: 34 times

Vixra.org is a pre-print repository rather than a journal. Articles hosted may not yet have been verified by peer-review and should be treated as preliminary. In particular, anything that appears to include financial or legal advice or proposed medical treatments should be treated with due caution. Vixra.org will not be responsible for any consequences of actions that result from any form of use of any documents on this website.

Add your own feedback and questions here:
You are equally welcome to be positive or negative about any paper but please be polite. If you are being critical you must mention at least one specific error, otherwise your comment will be deleted as unhelpful.

comments powered by Disqus